domingo, 11 de dezembro de 2011

E O "NÃO" VENCEU, E AGORA ?!


A METRÓPOLE VENCEU AS DUA COLÔNIAS.

Eles não conhecem a realidade do sul do estado

Das três Guianas, duas se tornaram independentes a Guiana (ex-Guiana Inglesa) e o Suriname (ex-Guiana Holandesa), porém a Guiana Francesa continua ligada a França como um território ultramarino, por que? Porque a França sempre tratou muito bem os guianenses franceses, conversei com um amigo que morou lá que me disse: __os guianenses se recusam a ser independentes, pois o governo é tão bom pra eles que eles têm medo de perder as mordomias e o cuidado social. Recentemente o separatismo de Carajás e Tapajós foram por "água abaixo", os paraenses do Norte que representam 64% da população votaram maciçamente no NÃO á divisão; sem dúvida uma importante vitória.




Mas por que surgiu esse separatismo?, foi por causa do descaso para com o sul e oeste do Pará; quando o sulparaense vê do outro lado do Araguaia as boas cidades do Tocantins, onde há pavimentação nas cidades, onde há médicos nos hospitais e os funcionários públicos tem salário maior que os do Pará, os sul - paraenses se indignam. Nós nos indignamos com nossas milhares de "crateras" no asfalto fino, nos indignamos com a falta de hospitais, etc.




Alguém disse que agora o governo do Pará vai investir mais nas regiões que abandonou; para se ter uma idéia do descaso, no sul do Pará as prefeituras bancam muitos serviços do estado. As prefeituras cedem cerca de 500 funcionários para fazerem os serviços do estado como a Emater, Adepará, etc, as prefeituras sustentam as policias civis e militares com alimentação e combustível, na cidade onde moro é assim. Os cartórios eleitorais, as comarcas, estão cheias de funcionários de prefeitura. Quem mora em Belém e nunca sofreu “atolado” numa transamazônica, ou teve que ir para Goiânia em busca de tratamento médico, não tem noção do descaso que nós sofremos.




Eu creio que o separatismo não morreu, pois dificilmente o norte vai tratar bem o sul do estado; o Maranhão fez isso, passou a tratar melhor o sul do estado para se evitar com isso, o risco de separatismo. Mas quando vemos o bem que foi a criação de Tocantins do Goiás e o Mato Grosso do Sul que se separou do Mato Grosso. A gente sonhou e continua sonhando com o novo estado. Se o Norte passar a cuidar melhor do Sul, quem sabe a gente esquece a nossa mágoa. Mas eu creio que eles vão continuar nos ignorando.







Pedro Paulo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário