sexta-feira, 29 de abril de 2011

EU JÁ MOREI “ACIMA” DA LINHA DO EQUADOR


EU JÁ MOREI “ACIMA” DA LINHA DO EQUADOR
Marco da linha do Equador no estado de Roraima
Fortaleza de São José de Macapá, patrimônio do Brasil
Caroebe, município de Roraima, fronteira com a Guiana e divisa com Amazonas e Pará
O Marco Zero. 00 : 00, ao sul da cidade de Macapá- AP
EU JÁ MOREI “ACIMA” DA LINHA DO EQUADOR

Eu morei em Macapá, fui criança e entrei na adolescência por lá, na única capital de estado banhada pelo rio Amazonas (Manaus-AM é banhada pelo Rio Negro), a principal Avenida era a Avenida FAB, eu morava nessa avenida, no Bairro Jesus de Nazaré. Tínhamos aulas de natação, havia duas piscinas olímpicas feitas pelos militares; era bom.

Chegávamos a casa tarde da noite, não havia assaltos na cidade, em meados da década de 1970, um dos prazeres era tomar banho no rio Amazonas, no “quebra mar”, próximo a Fortaleza de São José e perto do Trapiche Municipal que ficava em frente ao Hotel Macapá, bons tempos aquele, ia,os de bicicleta, eu tinha uma “bóia”.  

O Marco Zero ficava naquele tempo fora da cidade, hoje tem um estádio lá, o “Zerão”, enquanto uma equipe joga no hemisfério sul, outra joga no hemisfério norte. São regiões de clima equatorial, não existe frio, mas o calor não é tão grande, não passando dos 34 graus. A cidade de  Macapá cresceu e o  Marco Zero como estádio ficou dentro da cidade.  

Também morei, mas bem ao norte em Roraima na cidade de Caroebe, agente passava pelo marco da linha do Equador, é um monumento simples, constando de uma pedra e um marco de aço na direção da linha imaginária, há uma vila chamada Vila do Equador. Em Caroebe- RR, há uma grande produção de banana, quase toda produção vai para Manaus-AM, 92 % da produção, afinal Manaus tem quase 2 milhões de habitantes.  Caroebe tem um Festival da Banana. 


Apenas quatro Estados do Brasil tem parte de seus territórios inseridos no Hemisfério Norte, Amazonas, parte da área conhecida coma “Cabeça do Cachorro”, noroeste do Estado.

O noroeste do Pará, mas Roraima e Amapá possuem mais de 60% de seus territórios no hemisfério norte, essa área é conhecida como a “Calha Norte”. 



Autor 
Pedro Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário